FME SM Acampamento da Juventude reúne 70 jovens de vários locais

Desde o início do Fórum Mundial da Educação, que começou no dia 28 em Santa Maria, cerca de 70 estudantes estão participando do Acampamento da Juventude, uma das atividades paralelas ao evento. Eles estão alojados na Escola Estadual Irmão José Otão em salas de aula ou, para quem preferiu, no ginásio do colégio, onde montaram barracas e fugiram do frio.

Em uma das salas ocupadas, cerca de 15 meninas do curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rio Grande (Furg) fizeram um verdadeiro acampamento com colchões no chão. Já em outra sala, mais de 20 estudantes, também do curso da Furg, perduram até roupas molhadas em um improvisado varal.

Segundo uma das organizadoras do Acampamento, Ananda de Carvalho, estudante de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o objetivo de unir os jovens no local é de integração e conhecimento, através da discussão. Durante os quatro dias de acampamento, os grupos participaram de diversas atividades ligadas ao FME, como oficinas de grafitagem, Hip Hop, de dança, saraus literários, entre outros. Além disso, ainda participaram de palestras e levam, certamente, uma bagagem cultural muito maior para o local de onde vieram.

Na noite desta sexta (30), os grupos de jovens de Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz, Sapiranga, Novo Hamburgo, Recife (PE), da Itália e, é claro, de Santa Maria, já se preparavam para ir embora neste sábado (31), logo após a Marcha Cultural.

Comments are closed.