FME SM Fórum também promove discussões temáticas

“O ensino tem múltiplas linguagens”. É com esta concepção que Paulo Roberto Padilha desenvolve seu trabalho como Diretor Pedagógico do Instituto Paulo Freire. Como o nome sugere esta associação, sem fins lucrativos, busca dar continuidade ao legado do educador Paulo Freire.

Padilha foi mediador do debate temático “Educação Cidadã para uma Cidade Educadora”, onde um dos assuntos abordados foi a Educação Fiscal. A atividade ocorreu na tarde desta quinta-feira (29) no ginásio C do Centro Desportivo Municipal (CDM). Ela faz parte da programação do Fórum Mundial da Educação, que iniciou ontem e segue até sábado (31). O debate contou com a presença do delegado da Receita Federal, Carlos Luciano Sant’Anna, da professora Leslie Toledo e do publicitário Roberto Bordin. Compuseram, também, a mesa de debate um dos integrantes do Comitê Organizador do Fórum, Ramón Moncada e a professora municipal, Vera Lúcia Machado.

Primeiro cada componente da mesa expôs as suas impressões sobre o fórum. A Professora Leslie, que é espanhola e doutoranda de estudos sobre a mulher, pelo Instituto Universitário de Valência, disse que a educação cumpre papel importante na formação do cidadão. Ela acredita que o acesso ao conhecimento dá subsídios para que o homem construa as suas ideologias.

O delegado da Receita Federal lembrou que em Santa Maria o Programa de Educação Fiscal, desenvolvido pelo Governo Federal se tornou referência. Ele parabenizou os gestores do projeto da cidade e lembrou que 51 das 56 escolas municipais integram o programa. “Este dado permite que a gente veja o sucesso do projeto aqui na cidade”, avalia o delegado.

O mediador do encontro salientou a importância do Fórum. Ele disse que o evento permite que pessoas de diferentes localidades possam trocar experiências e desta forma construir juntos um novo modelo para educar. “O encontro é enriquecedor, pois abre espaço para a discussão de temas muito importantes, como educação e ética planetária”, ponderou Padilha.

Antes que fosse aberto o espaço para discussão, algumas escolas fizeram apresentações artísticas cujo a temática foi educação fiscal. As Escolas Municipais Irmão Quintino e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro apresentaram respectivamente as paródias musicais Até quando? e Que país é esse? A escola Estadual Cel. Pilar também participou da atividade, a professora Lizete Pidotto coordenou os estudante. “É muito gratificante apresentar nosso trabalho em um espaço que busca discutir melhorias em uma área tão importante como a educação” declarou a professora.

Comments are closed.