CARTA DO ALTO TIETÊ 2007

Mogi das Cruzes, 16 de setembro de 2007

 

Desde abril de 2006 educadores, estudantes, entidades sindicais, movimentos sociais, governos, organizações não governamentais, universidades e escolas, todos comprometidos com a defesa da educação pública como direito social e inalienável, uniram-se para organizar o Fórum Mundial de Educação Alto Tietê. Desta forma, onze municípios aceitaram o desafio de juntos construírem o Fórum Mundial de Educação. Nesta ação coletiva, a diversidade tornou-se a identidade da construção, pois a riqueza cultural, política e educacional dos municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano foi a maior protagonista desse processo educativo, dando origem ao tema Educação: Protagonismo na Diversidade. O resultado dessa rede de movimentos vem re-afirmar os cinco pontos de Nairobi (FME 2007), sendo a educação como direito social e humano e a luta em defesa de sua universalização por meio de políticas públicas capazes de garantir sua concretização em oposição à ideologia de mercado. A diversidade compreendida como educação igualitária que respeita e convive com o diferente. E a sustentabilidade concebida em seu caráter global planetário e do gênero humano, com acesso a riqueza produzida socialmente, de modo especial aos excluídos e marginalizados.

A partir das idéias e sínteses apresentadas neste FME Alto Tietê, os participantes apontam e assumem as seguintes propostas como metas (ou utopias) a serem buscadas e defendidas por todos e todas:

- Educar para a sustentabilidade do planeta, tendo a união dos direitos humanos associados aos princípios da Carta da Terra como ponto de qualquer ação educativa, administrativa e/ou política;

- Valorizar os profissionais da educação nos diversos cenários ao mesmo tempo em que os mesmos assumam seus papéis com mudanças concretas de posturas. Reafirmamos as diferentes práticas educativas como ações protagonistas que constroem a formação humana e filosófica da sociedade.

- Efetivar direitos nas políticas públicas educativas para o acesso e a permanência na escola com qualidade social como direito inalienável de qualquer cidadão garantido pelo Estado. Concretizar tais direitos não é só um dever do Estado, mas uma luta de cada pessoa de todos os cantos do Planeta.

- Fortalecer a responsabilidade social na educação contemporânea buscando superar o desafio ético de unir os diversos setores como empresas, órgãos públicos e sociedade na construção do Estado democrático, bem como da liberdade de pensamento, crítica e criatividade.

- E ainda, tornamos-nos solidários à África na sua busca de superar os desafios econômicos, sociais, políticos e ambientais.

Portanto, o Fórum Mundial de Educação Alto Tietê conclama que haja espaço para as diferenças, que seja respeitado o direito da criança pela educação da infância, que todos os segmentos da educação e sociedade participem das parcerias entre movimentos sociais e as instituições educativas. Defende o direito a suspeita e à dúvida contra os movimentos de dominação, a ética na luta contra a corrupção, a cidadania cosmopolita e planetária que articula o global e o local e o amor enquanto sentimento essencial para a vida a para a esperança.

 

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